top of page
  • Foto do escritorSgt Tânia Guerreiro

Nossas crianças dão sinais!

É muito importante procurarmos entender o que as crianças nos querem dizer.

Nós como pais ou responsáveis temos o dever de escutar de maneira ativa nossas crianças. Esse papel é extremamente importante e pode salvá-la. O que será que aquele comportamento quer dizer?


Todo ser humano, independente da idade, tem sentimentos e por isso, umas das dicas de hoje é: procure entender e acolher o que seu filho(a) está sentindo. Exemplo disso é perguntar para a criança: “tenho notado que você anda um pouco diferente, tem algo que eu possa te ajudar?”.

São com essas simples atitudes que os pequenos se sentem mais próximos de nós, com isso mais confortáveis para contarem o que estão sentindo. Cabe a família dialogar com a criança.

Fiquem atentos caso a criança se incomode com a presença de alguém, que tenha um olhar desconfiado ou medo. Outra dica, alguns sinais de abuso são as mudanças de comportamento (agressividade, baixo rendimento escolar, xixi na cama, sono excessivo, irritabilidade, brincadeiras de cunho sexual, desenhos que contenham partes íntimas).

Você sabia que também é possível identificar através de náuseas, dores no abdômen, urticária pelo corpo, dores de barriga, isolamento repentino, medo de dormir sozinho ou distanciamento podem ser sinais de abuso?

As crianças têm comportamentos naturais, não precisam “disfarçar” para falar com alguém. Os pais e responsáveis precisam entender, de maneira apropriada, o motivo daquela recusa. Pode ser que a criança simplesmente não foi com “a cara” daquela pessoa. E tudo bem se isso acontecer. Não force a barra!

Na Câmara de vereadores, estou a disposição. Para saber mais, acesse minhas redes sociais @sargentotaniaguerreiro ou meu site www.sargentotaniaguerreiro.com.br


Disque denúncia 181

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page